ATIVIDADE 6
Visita de estudo.
a) Organização prévia da visita
b) Relatório da visita
Casa dos Crivos
Rota do Barroco
Um exemplar raro da
arquitetura civil de Braga nos séculos XVII e XVIII, revelava-se pelo
revestimento dos alçados com recurso a gelosias, certamente por influência das
muitas edificações conventuais existentes na cidade. As finas tábuas cruzadas
permitiam a ventilação do interior dos compartimentos perservando a intimidade
doméstica, acentuando assim o profundo contraste entre a vida pública e a
privada.
O lema era observar sem ser obvervado. O único testemunho sobrante unifica o espaço primitivo de duas casas independentes, tendo sido reabilitado pela Câmara Municipal de Braga, para fins culturais.
Hoje é utilizada como espaço de exposições e é utilizado em epóca de paragens letivas como oficinas de trabalhos manuais para crianças e adultos.
A muito conhecida e visitada Casa dos Crvos, também designada por Casa das Gelosias ou ainda como Casa das Rótulas, é na verdade composta por dois edificios que conhecem esta denominação, devido ao facto de as respetivas fachadas principais, estarem revestidas com estruturas de madeira, que ocultam muito significativamente as janelas.
Edificios civis com estas caracteristicas, constituiam a marca fundamental da área urbana central de Braga no século XVII, tendo-se prolongado até ao século XVIII.
Esta arquitetura espelhava o clima de profunda religiosidade que à época se vivia em Braga, traduzindo uma vivencia civil de recolhimento, à qual não era alheia, recolhimentos, igrejas e ordens religiosas.
A casa dos Crivos, conta agora com a exposição de Carlos Teixeira, homem que desde muito cedo, demonstrou interesse pelas artes, nomeadamente desenho e pintura, embora só em 1998 tenha iniciado a sua formação artística na S. N. das Belas Artes
Vale a pena seguir o trabalho deste pintor, um homem talentoso aonde a pintura é a sua grande vocação.
Dentro de semanas, outra exposição estará em vigor, ficando ao encargo da câmara decidir qual e por quanto tempo estará.
De facto, foi uma boa experiência, podendo nós, apreciar a belissima pintura Portuguesa.
a) Plano de organização prévia da visita de estudo

b) Relatório da Visita de estudo
A nossa visita de estudo realizou-se na passada segunda-feira (dia 28/05/2017) e correu bastante bem, tal como tinhamos planeado no nosso plano de organização prévia da vista de estudo. Começamos, como previsto, por nos encontrarmos na Universidade do Minho para dar início à nossa visia de estudo.
Daí seguimos para o centro da cidade de Braga, uma cidade cheia de história e beleza, onde se encontrava a Casa dos Crivos, um local restaurado pela Câmara Municipal de Braga, que, ao longo do ano, expõe obras de diversos artistas. Quando lá fomos a exposição que lá estava exposta era de Carlos Teixeira intitulada de "Ruralidade", um conjunto de obras de arte que nos agradou bastante. À chegada fomos muito bem recebidas pelo guia que nos explicou um pouco da história desta casa cheia de cultura, como acima vos contamos.
Ficamos por lá algum tempo, tempo esse que aproveitamos para tirar algumas fotografias como vão poder ver mais abaixo, e também para apreciar as obras de arte. Visitamos, também, as oficinas onde se realizam atividades para todas as idades e onde também nós nos divertimos um pouco.
Após termos visto tudo e nos termos divertido muito, a fome chegou e fomos a um café muito conhecido em Braga, a Brasileira, que fica mesmo ao lado da Casa dos Crivos, e por lá lanchamos.
Após alguns minutos de conversa sobre o que tinhamos retido desta visita de estudo, tivemos de nos ir embora para apanhar o autocarro.
Aconselhamos a todos que visitem esta casa, pois a visita de estudo ficou-nos a custo de 0€, porque para além do transporte ter sido gratuito a entrada na Casa dos Crivos também ela é gratuita, apenas tivemos de gastar dinheiro para o lanche. Logo estão à espera do quê para irem lá visitar? vão gostar muito tal como nós pois foi uma experiência enriquecedora, tanto culturalmente como intelectualmente.
O que mais nos agradou:
Alexandra: "Esta pequena visita à Casa dos Crivos foi bastante interessante para o grupo. Não estavamos à espera de sermos tão bem recebidas, ao longo de toda a visita. A Casa dos Crivos é um sítio onde podemos observar vários projetos realizados por imensos artistas. É um lugar que, quem passa por Braga, deveria visitar. Para além disso, foi uma visita que teve o custo de 0€. Foi mais uma experiência positiva dos trabalhos realizados ao longo do semestre!"
Ana Rita: "A meu ver, a visita realizada à Casa dos Crivos, foi uma atividade bastante produtiva para o grupo. Antigamente, esta casa era dedicada ao comércio, e, com o passar do tempo foi deixando a sua marca na cidade histórica de Braga. É de salientar os trabalhos dos artistas ali expostos, bem como, da simpatica com que fomos recebidas. Em suma, foi um trabalho gratificante para o grupo e para o nosso portefólio. A meu ver, a visita realizada à Casa dos Crivos, foi uma atividade bastante enriquecedora para o grupo."
Carole: "A visita de estudo foi interessante uma vez que nós é que escolhemos o que visitar e não fomos obrigadas diretamente. Gostei da estética do edifício e a exposição estava bonita, os quadros eram estranhos e misteriosos".
Catarina: "O que mais me agradou foi o facto de num pequeno espaço ser algo de realização de variados projetos e de acolher regularmente artistas e diferentes temas estando constantemente a mudar provocando curiosidade nas pessoas e atraindo-as regularmente não esquecendo o facto de ser um espaço aberto ao público em geral e sem pedir remuneração (sem se pagar entrada)".
Cristina: "O que mais me agradou na visita à Casa dos Crivos foi o espaço em si, e para além de termos sido muito bem recebidas, a arte exposta é algo diferente que procura destacar a cultura portuguesa e e sobretudo a expor nas suas mais variadas vertentes. Outro aspeto que também me agradou foi podermos visitar um local histórico em si sem termos de gastar dinheiro o que deveria ser assim em todos os lugares. Com tudo isto foi-me possivel conhecer a Casa dos Crivos mas também conhecer um pouquinho do que é a maravilhosa cidade de Braga."
Leonor: "A simpatia com que esta casa nos recebeu, faz com que a minha avaliação seja extremamente positiva! Gostei de saber que antes a casa dos Crivos, era uma casa dedicada ao comércio, e que ao longo da história foi deixando a sua marca, numa cidade histórica. Aconselho, qualquer pessoa a visitar esta casa, pois para além de ter entrada gratuita, valorizada muito a arte Portuguesa bem como a criatividade de crianças e adultos que se inscrevem nas oficinas de Verão/Inverno! Sem dúvida, uma experiência a repetir!"
Patrícia: ''Na realização desta visita, gostei bastante do facto de saber que antes a casa dos Crivos, era apenas duas simples casas, do qual a Câmara acabou por as renovar e juntar; e que desde ai, teve várias funções como, uma fábrica de chapéus a uma mercearia. A casa tornou-se um novo sitio de várias exposições que, pois para além de ser gratuito, valorizada acima de tudo a arte Portuguesa bem como o facto de ter oficinas para desenvolvimentos mais criativos.
Aconselho vivamente a todos experimentarem dar pelo menos uma pequena espreitadela para matar curiosidade.''

