ATIVIDADE 1
O Portefólio Digital como suporte à aprendizagem.
a) Descrição breve do processo de criação do portefólio;
b) Dificuldades e soluções encontradas;
c) Reflexão sobre o potencial destes ambientes para aprender (300 palavras).

a) Numa primeira fase começamos por escolher a plataforma Webnode para a construção do nosso portefólio digital. A Webnode é uma plataforma bastante simples e eficaz de utilizar, pois qualquer pessoa consegue aceder de forma fácil, em pouco tempo.
Com o website já criado, começamos por escolher um dos modelos disponíveis e, por conseguinte, a definição de projeto, como as animações e imagens.
Numa outra fase, começamos por modificar o portefólio, onde inserimos numa primeira parte "QUEM SOMOS" e nas outras partes fomos colocando todas as atividades que iremos realizar ao longo do semestre.
b) Apesar da criação da plataforma digital ser simples, precisamos de uma pequena ajuda. Ao longo da criação da mesma, apareceram pequenas dificuldades que rapidamente encontramos a solução.
Como ainda tinhamos pouco contacto com a criação de um website/portefólio digital, tivemos alguma dificuldade em encontrar alguns pontos que pretendíamos seguir, bem como editar o mesmo. As soluções foram encontradas ao questionar a professora para nos ajudar a perceber melhor e através de vídeos na Internet.

c) Na nossa perspetiva enquanto grupo, a criação destes ambientes (website/portefólio digital) serve, para uma forma de fácil alcance para toda a informação que se deseja; para que não se tenha, uma limitação de espaço e que possa ser organizada da forma que melhor se entender, a qualquer tipo de distância. Estas plataformas são extremamente simples de usar. O portefólio digital foi uma das ferramentas que surgui como um grande potencial. Serve como um elemento comprovador de aprendizagem dos alunos, onde promove a reflexão e auto-avaliação sobre os trabalhos realizados dos mesmos. Para além disso, contribui para a formaçã dos alunos.
A criação de um website pode ser uma forma barata, flexível e duradoura de formas tradicionais de publicidade e por isso deixará de ser um problema.
Na perspetiva do portefólio digital, pode também ser uma forma de demonstrar informações obtidas, que terá como propósito a avaliação de competências; apresentando precisamente os trabalhos, projetos para mais tarde ser sujeito a uma avaliação do professor/a. Sendo assim, é uma ferramenta de avaliação pois são ótimas ferramentas para que os professores acompanhem o desenvolvimento dos seus alunos.
O aluno organiza e aprende sobre o mesmo processo de ensino e reflete sobre a sua aprendizagem, sendo acompanhado pelo professor/a, para promover a nossa aprendizagem.
É um espaço de trabalho que está online mencionando também que é acessível a todos, o que favorece a partilha e a troca de conhecimentos.
O portefólio
promove também o diálogo entre diferentes vozes que permitem a revisão
continuada de nós individuais e enquanto grupo.
A junção das novas tecnologias com a Educação é considerada, portanto, a solução para o problema existente atualmente neste setor. Os portefólios digitais são tão importantes para os alunos como para os professores e instituições.

